segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Cada um com o seu cada um... - Por May Maltz

Tenho um amigo que sempre me dizia "cada um com o seu cada um, May" e essa frase nunca fez tanto sentido como faz agora que sou mãe. Cada mãe e pai têm a sua forma de criar o seu filho e não existe certo e errado.

Dia desses estava conversando com uma amiga querida sobre o sono das nossas filhas... Eu dizia que senti necessidade de implementar uma rotina de sonecas diurnas e do sono da noite, apesar dessa rotina limitar um pouco minha vida social... Já ela dizia que se sufocou com a rotina, que ela tentou e não conseguiu implementar uma, pois se sentia muito presa, mas que quando queria dormir até mais tarde a filha a acompanhava e que ela preferia assim... Duas mães diferentes, com necessidades diferentes e com filhos diferentes! Não tem certo e nem errado e sim o que funciona para mim e o que funciona para ela. Simples assim!

Infelizmente o que mais vemos por aí são receitas de bolo infalíveis... é só fazer isso ou aquilo e pronto, seu filho vira o filho perfeito... Mas e se ele não virou o filho perfeito? Aí, claro a culpa é sua, pois você não tentou o suficiente, não implementou o método corretamente, funcionou para todo mundo e se não funcionou para você é porque você é o problema. E sabe o que mais me incomoda? É que essas receitas infalíveis vem sempre daquela mãe perfeita da pracinha, aquela que dá conta de tudo, que o filho nunca fez birra, que dorme 14 horas seguidas sem interrupção, que a vida conjugal está maravilhosa, porque a forma dela criar é a melhor e você não sabe de nada.

Bem, por aqui tem dias ótimos que tudo funciona bem e tem dias que é o verdadeiro caos na terra, como em todas as casas. Faço cama compartilhada e nossas noites melhoraram muito, mas tem dias que são péssimas; sigo uma rotina de horários com as meninas, melhorou a minha vida? Por um lado sim, mas por outro não e nem todos os dias são maravilhosos, apesar da rotina. Meu marido divide todas as tarefas comigo, mas isso não significa que não tenhamos divergências, nossas brigas e eu me sinto sobrecarregada muitas vezes sim, apesar da presença dele. Decidimos não sair a noite com as meninas por um bom tempo, em razão do horário de dormir delas e por questões de segurança, é legal? Muitas vezes não, mas foi a nossa escolha e não cabe a ninguém questionar isso.

O que quero dizer é que cabe a vocês, mãe e pai, decidirem o que é melhor para seu filho, não existe fórmula mágica, o que existe são escolhas e vale mudar, tentar até achar aquilo que funciona melhor aí a sua casa. Trocar experiência ajuda muito, claro! Sempre procuro ouvir as amigas, pois posso aproveitar algo que seja útil para a minha realidade e já aproveitei muitas coisas, mas você faz aquilo que você considera melhor.


O que eu acho que funciona mesmo é amor e paciência. As necessidades das crianças mudam de acordo com a fase que ela está e precisamos ser flexíveis o suficiente para fazer as alterações necessárias, mas isso acontece de acordo com o que queremos e podemos fazer naquele momento. É muito fácil para quem está de fora julgar, mas na hora do perrengue quem está lá lidando com o seu filho é você!! Então faça do seu jeito, confie no seu instinto, pois vai dar certo. 


Não vou ser hipócrita de dizer que as vezes não me vem um julgamento e as vezes ele escapole boca afora sim e que também me deixo abalar pelos julgamentos alheios, mas sempre me vem a mente "cada um com o seu cada um, May".


Mais empatia e menos julgamento, principalmente entre nós mães! Nós precisamos nos ajudar, nos acolher, pois só uma mãe sabe o que outra mãe passa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário