segunda-feira, 2 de março de 2015

O Parto

Talvez vc já tenha pensado nisso e "estudado" todas as opções pela internet, mas vou te falar o que eu passei. Só fui me preocupar com isso quando minha obstetra veio me perguntar o que eu queria fazer. Sei que isso é raro hj... Muitos médicos já querem definir uma cesaria e tal, mas a minha médica me deixou muito à vontade para eu decidir o que fazer. Isto posto, fui buscar informações sobre os tipos de parto, e minha mãe me deu um livro sobre o assunto. O discurso dela foi: "leia esse livro e veja suas opções, mas eu acho que vc deveria considerar o parto normal." Minha primeira reação foi: "Ta louca!!! Se pode ser algo sem dor, eu vou querer fazer com dor???". Depois que eu li o tal livro tive mais certeza ainda! Afinal, falava que vc se cagava toda no parto, que vc ia ficar frouxa e por isso ia ter incontinência urinária e intestinal, que tinha que dar um corte lá na saída dos seus "países baixos" e que vc ia ter que ficar usando uma almofada daquelas de hemorroida por 1 semana ao menos! Mas que a recuperação era muito mais rápida e tranquila. Caracoles! Se isso é rápido e tranquilo, na cesaria, teria que ficar de cama por 3 semanas, fazer as necessidades numa comadre e precisar de uma enfermeira 24h, porque nao ia rolar de sair da cama! Livro desgraçado!!! Era um livro de cunho médico ou a porra do Steaphen King ginecológico!? Queimei esse troço no sal e joguei água benta, que nem os irmãos Winchester tinham me ensinado no Supernatural!

Fui procurar fontes mais confiáveis, como médicos que trabalhavam com todo tipo de parto, grupos dessas coisas pra grávida e, claro, alguma amiga ou prima que já tinha filho há pouco tempo. Resultado, essas coisas rolam, mas não é uma regra e vc pode fazer coisas para amenizar e até evitar passar por essas coisas. Tanto que no final, eu decidi fazer parto normal, mesmo depois do livro de terror... Mas eu tinha tempo para me preparar, e o meu histórico familiar era favorável a esse tipo de coisa, pois as mulheres da minha família tem trabalhos de parto curtos e boa dilatação. Inclusive, tenho uma prima que pariu no banheiro de casa com menos de 3 horas de trabalho de parto!

Mas como nada é perfeito, acabou que tive que fazer um cesaria, pois perdi líquido amniótico e quando minha médica constatou, já estava com somente 3% de líquido. Para o Jonas não entrar em sofrimento, a única solução era a cirurgia. Dai vc deve estar pensando: "Amarelou!!! E acabou fazendo o mais fácil!". Dai eu te respondo: "Mais fácil pra quem???". Pra médica, vc pode achar. Então, vc pergunta lá pra Lívia Sampaio, se ela achou tranquilinho... A questão toda era que eu havia optado pelo parto normal, não só pelo meu histórico familiar, mas, também, por uma papo com o meu anestesista, que não sabia como eu ia reagir a anestesia sem sedação, pois sou resistente a essas coisas. Quer saber o que eu achei da cesaria mais fácil? Sabe aquele filme "Jogos Mortais"? Então, tipo isso! Todo mundo fala que o chato da cesaria é a recuperação, pois pra mim, o mais difícil foi a cirurgia... A anestesia pegou superficialmente, e pra completar, meu corpo travou durante o procedimento, a musculatura do abdome fechou o corte, e minha médica e a assistente dela tiveram que subir na maca para segurar a abertura e puxar meu útero pra fora para poder tirar o Jonas, pois a musculatura, não ficava aberta o suficiente para ela manipular o útero dentro do meu corpo... Legal, né?! Meu marido que me contou a cena... Afinal, eu tava sentindo todo aquele "sacode", mas não sabia o que era porque tinha o tal paninho na frente... Com tanto comoção, comecei a passar mal... Me deu um enjoo bizarro, e eu só pedia para levarem o Jonas, que estava em cima do meu peito, pois eu ia vomitar! Ia sair só bile, mas que eu fiquei embrulhada com todo aquele sacolejo, eu fiquei! Depois disso, me deram morfina, e fui pro abraço!!!

Bom, depois dessa história toda, o que eu tenho a dizer pra vc é, independente do parto que vc escolher, se prepare para todos os tipos! Atividade física, é essencial! Eu me preparei pro normal, e essa preparação toda não foi necessária no parto, mas na recuperação, fez toda a diferença! Eu era a única parida de cesaria na maternidade, aquele dia, que tomou banho sozinha e andou ereta no dia seguinte da cirurgia. Até a tal história de vc evitar falar para não dar gases e doer a cicatriz, não foi o meu caso. Falei normalmente, e não tive gás nenhum! Por isso atividade física de grávida vai fazer sua vida muito melhor! Eu malhei até o dia anterior ao parto. A recuperação de quem faz atividade física é muito melhor pra qualquer cirurgia, comprovado cientificamente! Toda pessoa que fosse fazer uma cirurgia grande, deveria fazer algum tipo de atividade, antes do procedimento. A qualidade da recuperação é outra!

Normal ou cesaria? Prepare seu corpo do mesmo jeito! Na hora do vamos ver, vc vai tirar de letra!


Só uma outra coisa, se vc decidiu por cesaria por opção e não por necessidade, opte por fazer o procedimento só quando seu bebê der sinais de que vai nascer. Pode parecer besteira, mas tirar a criança sem ela dar sinal de que quer sair, faz ela demorar mais a entender que não está mais no útero.... O Jonas passou por isso... Vivi na pele... Se coloca no lugar do bebê, tu Ta lá, no quentinho, quietinho e de repente, alguém abre a porta, joga a luz na tua cara e te puxa para um lugar frio! Sacanagem, né?! Quando o bebê entra em trabalho de parto ele está dizendo que Ta afim de sair, então, ele vai estar mais preparado pra passar por tudo isso...

9 comentários:

  1. Sensacional! já aguardando o próximo post.

    ResponderExcluir
  2. Amiga desculpe! Mais ri alto!! Imagino o perrengue q vc passou, mas a "forma" como vc escreveu, direta e clara foi ótimo. Penso exatamente assim tb como vc colocou no final. Adorei, tô lendo tudo kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas é pra isso mesmo!!! Acima de tudo entreter! Afinal, temos que levar as coisas com bom humor!!!

      Excluir
  3. Fantástico o post Rê! Eu quero muito parto normal, mas já desencanei... Se tiver q ser será. A preparação eu já estou fazendo, mas se for cesárea tá tranquilo tb! Amei o blog! Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Q bom que curtiu! Quando vc tiver alguma história legal pra dividir, me manda que eu posto aqui tb! Como vc disse: vamos nos ajudar!!!! Bjuuu

      Excluir
  4. Adorei o post!!!! Com o Leo, que já vai fazer 14, optei pelo parto normal.. Comecei a sentir dor, e como era a primeira vez, e pelo histórico familiar de parto fácil, liguei logo para o médico!!!! Bom.. Depois de horas e horas de dor, descobrimos que a criaturinha encaixou o nariz... consequência: teve que ser cesariana. Na hora fiquei muito frustrada, mas depois desencanei. A atuação do meu médico (Pedro Ivo) foi essencial... ele me tranquilizou muito, alegando justamente eu ter esperado entrar em trabalho de parto, não estava tirando o bebê de dentro de mim indiscriminadamente. O parto foi super tranquilo e a recuperação também. O parto ocorreu às 4h da manhã e às 11h eu já estava caminhando no corredor do hospital... Já com a Juju tive que marcar.. menininha preguiçosa!!! Já estava com 40 semanas e nem sinal da criaturinha... E mais uma vez foi a decisão acertada!!!! Concordo com você... O mais importante é estar preparada, e consciente da sua decisão... E o bem estar do bebê em primeiro lugar!!!! Beijos

    ResponderExcluir
  5. Acho toda história de parto sensacional. É um momento só nosso! Ninguém vive igual! Ninguém tira da gente!
    Normal ou cessará, pre-marcado ou não....para mim não faz diferença! Diferença faz quando tudo dá certo, quando todo mundo sai feliz!
    Eu também tentei parto normal, estava tranquila e confiante que seria mágico!
    Minha cesaria foi mágica! Graças a ela e ao meu médico que não exitou em fazê-la. Já estávamos prontos, eu, marido, equipe médica, contrações, pernas abertas...meu bebe entrou em sofrimento, cansou tadinho...horas fazendo força....e ele veio ao mundo super saudavel, lindo, forte, e todos ficaram felizes. Tá bom...minha recuperação não foi a das melhores, mas ok...eu prefiro lembrar das partes boas!!!

    ResponderExcluir
  6. Vou ser resumida...poucas mães, tiveram a oportunidade de conhecer dois métodos de concepção. A primeira filha , uma cezaria de emergência, após 15 horas de trabalho fe parto.O segundo filho, 25 minutos após deitar.
    A diferença entre ambos, está em ficar deitada e receber a injeção que estimula as contratações , e ficar caminhando e só deitar quando sente que a força mudou e já não depende só de você. Façam bom proveito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Carmen!
      Obrigada por compartilhar! Se vc tiver alguma história que queria dividir com a gente, ficarei feliz em postar!

      Excluir