terça-feira, 3 de março de 2015

Amamentação!!! Parte I - Os perrengues e as alternativas!

É muito lindo, fofo, terno, ver uma mãe amamentar seu bebê... Pois é! Por traz disso tem o processo que eu costumo chamar de "ralar o bico"!

Quando eu tava gravida, eu vi especialistas falarem de Amamamentação, como é a pegada do bebê, quanto ele mama, quais as posições de se dar mama... Mas o que ninguém diz é que nas primeiras semanas, é bem incômodo e dolorido amamentar. Vc até escuta algumas pessoas querendo ensinar umas técnicas para preparar o bico do seio pra amamentação... Mas, na real, nada funciona como o tempo!

Então, entende uma coisa: vai doer e incomodar de qualquer jeito! Nada do que vc faça, durante a gravidez, vai te preparar pra isso... Não tem jeito! Então, o que fazer? Simples: "tapa o nariz e mergulha!". O que eu quero dizer é que vc vai ter que encarar, se amamentar seu filho for uma prioridade pra vc. Porque tem gente que não faz questão, né?! Mas se vc faz, encara isso como algo que no final justifica os meios, já dizia Machiavel.

Assim, se preparar para o "mergulho" é possível e torná-lo menos sofrido, também! Eu escutei muito falarem para não passar hidratante nenhum no seio, pois o ideal é que a pele fique mais dura e resistente para aguentar a manipulação da boca do bebê. Na boa, se tu num for uma Índia do alto xingu que anda com as peitcholas balançando, seu bico não vai criar resistência nenhuma! Afinal, somos todas meninas asseadas e usamos sutiã. Então, eles ficam lá guardadinhos, protegidos e livre de qualquer atrito mais brusco. A não ser nos momentos íntimos maritais, né?! Que se vc não for chegada ao rugh sex, também não vai criar tanta resistência na pele assim...

Creme para seios
Pomada de Lanolina
O que eu fiz? Bom, uma dermatologista uma vez explicou que a pele hidratada tem mais flexibilidade, então usando essa teoria, eu passei sim hidratante no meu seio. Mas foi assim: comprei um hidratante para o corpo do seio (Mustela), e uma pomada de lanolina para o bico (Lansinoh ou Lanidrat). Esse hidratante da Mustela é pra ajudar com a firmeza da pele do seio, pois, amiga, confia em mim, vai dar uma "tombada", então não custa nada amenizar o resultado. A pomada de lanolina é bem melequenta e eu passava no bico do seio logo após o banho. Comecei a usar com 6 meses de gravidez. Ela melava todo meu sutiã... Então, fica a dica: já comece a usar os sutiãs pra amamentar, pois dai vc não estraga sua lingerie fofinha que vc comprou com todo amor para acomodar seus companheiros. Seguindo nessa linha, vai outra dica: sutiã de amamentação é um dinheiro jogado fora! Além de xexelentos, ela não firmam o seio! O que resolveu pra mim foi top de malhar! Sim! Aquele top guerreiro que vc usa pra academia, que segura bem seu seio, mesmo na hr que vc Ta dando aquela corrida e não tem jeito de não balançar a alma! Mas tem um pegadinha, o ideal são os frente-única com costas nadador. Por que? Simples, o frente-única tem um decote que é mais fácil para colocar o seio pra jogo, e as costas nadador, dão um suporte, pois vai pesar! Além do que, aparecer o top na roupa não tem problema, como é o caso das alças de sutiãs cafonas de amamentação! Vc não fica com aquela cara de "eu preciso abrir a porta dos desesperados!"

Bom, seguindo com os itens de contenção de risco, temos as conchas de seio e os bicos de silicone. Esses 2 itens ajudam a "cicatrização" do seio nas primeiras semanas.

Bico de Silicone
O bico de silicone foi meu companheiro por um bom tempo, pois quando a pele tava muito sensível, eu conseguia dar de mama sem ter aquela fricção toda direto na pele já ralada. Esse negócio é bom até pro bebê, pois ele tem um bicão e fica mais fácil pra criança acertar a "pegada" no seio. Tem gente que tem pouco bico, e esse treco é de muita ajuda nesses casos!


A concha eu achei um pouco incomoda... No começo, eu ate usei direto, pois meu seio ficou bem ralado e ela evita o atrito da roupa na pela já sensível. Mas incomoda um pouco, pois seu bico fica ali pairando no ar dentro de uma cápsula... E o buraquinho onde vc encaixa o bico não é "acolchoado"... Assim, funciona bem pro propósito de evitar mais atrito numa pele já ralada, mas chega uma hr que isso pode te incomodar, também. Por exemplo, não se deve dormir com a concha. Por conta disso, temos mais um item de uso corriqueiro nesta situação: absorvente de seio.

Concha para seios
absorvente para seios
Os absorventes, como o nome já diz, são aquelas almofadinhas de algodão que ajudam a absorver o excesso de leite que sua mama pode gerar. A história do peito "vazar" é totalmente real! Vaza mesmo! Então, pra vc não ficar com sua roupa manchada, os absorventes são a melhor pedida. Usa que nem absorvente íntimo, só que é pro seio. E outra vantagem dos absorventes, é que eles são macios, então, quando vc tem que tirar sua concha, porque vai dormir, vc pode usar os absorventes, pois eles também ajudam com a questão do atrito na mama, não com tanta eficácia quanto a concha, mas funciona também!



Depois de todos esses apetrechos, eu consegui passar pelo primeiro mês do meu bebê! Pra mim, essa "adaptação" levou quase um mês. Mas tem gente que é mais rápido, minha prima, por exemplo, só sofreu nos primeiros quinze dias.

Vou te falar mais, meu seio ficou ralado e ardido, mas não rachou ou sangrou, então, a história do hidratante fez diferença sim! Afinal, a pele estava hidratada e tinha elasticidade suficiente para passar por essa "prova". E olha que eu cheguei a ter empedramento... Isso é quando o seio produz leite demais e este não é consumido a tempo, então, ele endurece... É bem chatinho, dá febre e tem que tomar antibiótico... Mas, no meu caso, descobrimos rápido, pois a mama ficou logo dura e avermelhada. Nos primeiros sinais, eu já fui pro medico!


Ah! Teve uma outra coisa que ajudou também! Bombinha de leite! Mas isso foi pros momentos que o seio tava bem dolorido e ficar sem tirar o leite pode empedrar, como eu falei antes. Mas vou falar disso num outro post junto com essas coisas de armazenar leite e mamadeiras, ok?

Um comentário:

  1. Amamentar nunca é fácil. Requer determinação, disposição, mas acima de tudo requer amor. Fui uma vaca! Tive leite para doar!!! Tive início de mastite e ficava horas revezando compressas quentes e frias, tirando leite na bomba, seguindo todas as orientações do médico. Passou.
    Doía no início, depois passou.
    Meu bebe por vezes mamava a cada 50 minutos (com sede), depois passou.
    Ele mamou exclusivo até 5 meses. Passou.
    Ele largou meu peito expontâneamente aos 8 meses.
    Eu morri. Passou também.
    Então...tudo passa.
    Eu sou susoeita...adorava amamentar! 😘

    ResponderExcluir