quarta-feira, 7 de outubro de 2015

H O R M Ô N I O S !!!!!


Pois é… Como falei no ultimo post, depois que a gente tem neném, dá uma pirada… Isso tudo é por causa dos hormônios que são liberados após o parto.
Vou te falar, eu nunca fui “mantega derretida”, nem “fresquinha”, nem dramática… Durante a gravidez, eu não tive aquelas alterações hormonais loucas, nem ficava chorando com comercial de margarina. Inclusive, tem uma historia bem engraçada de uma amiga que estava vendo o jogo do Brasil (copa Desgraçada - Vergonhosa de 2014) e era uma entrevista do Julio Cesar (Goleiro) falando de superação e aquele bla-bla-bla todo, porque o Brasil tinha ganho o jogo e foi uma redenção para ele e tal… O ser estava, em lagrimas, dando a entrevista, quando vejo minha amiga chorando junto com o dito “jugador”… Gente, sorry! Mas não aguento esses discursos de superação batidos que esses jogadores de futebol dão, como se eles tivessem descoberto a cura do cancer!!! Achei muito bla-bla-bla mesmo! Tanto que 2 jogos depois foi aquele famigerado 7x1 e, ai sim, eu achava que ele tinha motivo pra chorar!!! Mas, anyway, voltando a minha amiga empática: Julio Cesar chorando de um lado e ela chorando do outro e eu, nos meus quase 7 meses de gravidez, virei para ela: “Não acredito que vc ta chorando!!!”. Ela respondeu: “Sua gravida insensivel!!! Nada te emociona!!!”. Finanlizando o côro, o marido dela completou: “Vc é a gravida mais insensivel da face da terra!” Antes que vcs pensem mal deles, os 2 são super meus amigos e tem liberdade para falar assim comigo, me zoar e etc… Com meus amigos sou assim, falo sempre a real e eles comigo, não tem esse “mi-mi-mi” e frescura de não poder falar isso ou aquilo! É amigo, então, aceita como a pessoa é!!! (By the way, não vou citar nomes, mas vcs sabem quem são, AMO VCS!)
Isto ilustrado, serve para mostrar qual o meu nivel de sensibilidade na gravidez. E vou te falar, que eu, também, dei uma pirada… É uma coisa mucho loca!!! Vc ta conversando com as pessoas, normalmente, e de repente, vc começa a falar do coco do neném e chora! Simples assim! É como se tivesse uma parte do seu cérebro dizendo que vc ta desidratada e precisa gerar “água” para acabar com a seca do nordeste!!! Tipo, incontrolável e, totalmente, sem explicação!!! Te confesso que eu me senti rídicula, em todas as vezes que isso aconteceu, pois não vi, em nenhum momento, motivo para me debulhar dessa forma, mas, me foi explicado que eram os raios dos hormônios!!!
No meu caso, nem foi assim tão serio, pois durou umas 2 semanas no máximo!!! Inclusive, porque a pessoa é muito racional e ficava se questionando todo chororô, então chegou uma hora que meu cérebro entendeu que o deserto do Saara é uma questão de geografia e não a minha meta pra salvar o mundo da falta de agua!!!
Mas tem gente que isso vira até depressão, a tal depressão pos-parto… Isso ja é uma parada mais séria. Confesso que não conheço ninguém que tenha passado por isso para poder descrever pra vcs o que passava na cabeça da pessoa… Mas se alguém que ler esse texto se interessar em compartilhar sua historia, pode me chamar aqui que vou ter prazer em postar. Afinal, a idéia é trocarmos idéias mesmo e, principalmente, ajudarmos umas as outras.
Assim, estou contanto essas coisas pra vcs, pois acho que uma lição eu tirei dessa situação: não me cobrar tanto! E sei que outras amigas passaram pelo mesmo que eu passei e vou contar agora. Rolou uma “noia” de que eu tinha que amamentar meu filho! Afinal, eu tinha leite e ele tava pegando o peito certo, não tinha porque eu coloca-lo na formula! Sabe, teimosia? Aquela coisa que vc acha que tem q fazer de qualquer jeito porque se vc não fizer vai ser a criatura mais incapaz do mundo? Pois é… Tipo isso! O Jonas mamava direito, eu tava fazendo tudo certo, mas ele não ganhava peso… Na real, meu leite era pouco gorduroso e ele precisava de mais elementos para se manter na faixa de peso. Assim, como pessoa racional e pratica que sou, vendo que o que eu estava fazendo, mesmo fazendo certo, não estava funcionando, eu iria logo para solução prática e que fosse o melhor pro meu filho… Mas, no momento hormônios enlouquecidos paranóicos, eu fiquei insistindo em só dar o leite do meu peito pra ele, sofrendo com a amamentação, e ainda por cima, me culpando porque “eu não estava sendo capaz de dar ao meu filho o que ele precisava!!!”
Gente, tudo papo de paranoia… Depois que passou a fase da “loucura”, eu dei a formula pro meu filho, junto com meu leite e ficou tudo certo! Simples assim! Prática assim! Objetivo assim!!! Tem tantas outras coisas que vc tem que se preocpupar com seu bebe, que ficar insistindo numa coisa, só por paranóia, é muita perda de tempo!!! Por isso que eu falo que esse negócio de hormônio é a coisa mais louca e surreal do mundo! Vc descompensa! Pára de usar a cabeça e entra num looping do “fantastico mundo de bob”!
Na real, vc não tem que se cobrar assim, nem idealizar as coisas dessa forma!!! Sei que, nesse momento dos hormônios alucinados, vai ser difícil focar no que eu to te dizendo, mas, se precisar, faz um mantra: “Não tenho que me cobrar tanto, tenho que fazer o que for melhor para o meu bebe!” Porque, na verdade, é isso que importa! Se vc vai dar o peito ou a formula ou tudo junto, não importa! O que importa é que vc esta fazendo o que for melhor pro seu bebe, naquele momento! E tem hrs, que no começo, vai ser ruim amamentar, vai ser dolorido, sofrido… e se vc quiser ter ajuda da formula enquanto a amamentação não fica mais tranquila, vc pode!!! Vc não tem que se cobrar, porque viu isso escrito em algum lugar, ou fulano falou que a prima era uma vaca leiteira, ou que formula vai deixar seu bebe com pouca imunidade… Tudo é relativo! Ninguém é dono da verdade! E ainda tinha um bando criticando a Fernanda Gentili, porque ela fez o que era certo pro bebe dela! Ela sabe o que passou, ela que viveu aquilo tudo, se a decisão dela foi essa, com certeza, ela ta fazendo o melhor que ela pode e o que, para ela, é o melhor pro bebe dela... E ninguém tem nada a ver com isso!!!
Uma coisa que eu aprendi com isso tudo, é que vc sempre sabe o que é o melhor pro seu bebe, mais ninguém!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário