segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Leite Materno e suas variáveis

Como falei no post anterior, amamentar é um perrenguinho no primeiro mês do bebê, mas tudo tem solução e opção! Nesses primeiros meses, o bebê mama em livre demanda, isso quer dizer, que ele vai pedir pra mamar em hrs variadas e o ideal é amamentar assim mesmo, até que ele crie sua própria rotina, ou vc estipule horários de mamada. Esse esquema é um perrengue pra mãe, afinal, quem vai dar de mama é vc né?! Seu marido não tem seios! Ele pode até ser um cara super participativo e engajado, mas, nessa hora, nada ele pode fazer. Na realidade, tem um jeito dos respectivos participarem da amamentação! Vou contar o que rolou comigo,ok?
Desde que eu fiquei grávida, sempre falei que a questão do sono seria a pior parte pra mim, afinal, quem me conhece, sabe que dormir é meu esporte preferido! Então, eu já havia combinado com meu marido dele ficar responsável por algumas mamadas noturnas, inclusive pro caso de estar tão cansada e não conseguir acordar... Acontece, ta?! Inclusive, se vc não descansar a tendência é a quantidade do seu leite diminuir, pois é fisiológico... Precisa-se de descanso para um boa produção! Então, tive que me preparar para poder dar seguimento ao meu plano. Procurar uma boa mamadeira que fizesse o Jonas mamar sem querer largar o peito e uma boa bombinha de leite! O que eu queria era deixar leite materno armazenado para o marido utilizar quando fosse a vez dele de dar mama!

Copo de Transição
Então, a pediatra do Jonas indicou o copo de transição, que é uma mamadeira com um bico esquisito que é usada pra os bebês que estão na fase de começar a comer coisas e deixar o leite materno como coadjuvante na alimentação. Usamos por um tempo esse, e acredito que sirva na maioria dos casos, mas a mamadeira que resolveu mesmo foi uma da Dr. Brown que um primo do meu marido trouxe de presente! Assim, o bico dela é normal, aliás intenta copiar o bico do seio, mas não achei muito parecido não... É ela tem um sistema dentro da mamadeira que faz com que o bebê tenha mais trabalho pra sugar o leite e também ajuda a evitar que ele engula ar e dê cólica! Tipo mamadeira maravilha!!!! A pediatra do Jonas fez mó cara feia pra coitada, dizendo que eu corria o risco dele largar o peito e tal...mas vou te falar que foi a salvação! Afinal, a bicha resolvia vários problemas ao mesmo tempo! Porque o Jonas tinha muita cólica e refluxo, pois, por ser prematuro, o sistema gástrico dele não estava tão amadurecido... Essa mamadeira resolveu todos esses problemas, sem contar, que, por ela criar dificuldade pra sugar, o Jonas seguiu mamando no peito normalmente, pois, para ele, o esforço era o mesmo.
Mamadeira Dr. Brown
Bombinha Medela Swing
A bombinha de leite eu peguei emprestada. Assim, não tem jeito, a elétrica é melhor! Imagina vc tirar manualmente ou com aquela bombinhas que vc tem que ficar apertando uma manivela para tirar o leite do seio!!! Vai passar o dia só nisso! Além de arrumar uma bela tendinite! A que eu usei era legal, da marca Medela, mas vou te falar que levava uns 50 minutos pra drenar tudo... (Falo drenar mesmo ta?! Pois esse negócio de ordenhar é pra vaca!!! Somos seres-humanos e as coisas podem ser drenadas e não ordenhadas, ok?!) Dai descobri que tinha uma bombinha da mesma marca que fazia isso em 15 minutos! Se a vida pode ser bela, pra que complicar ela??? Então, procurei um lugar que alugava a bombinha e meu dia rendeu bem mais! Assim, eu sei que a outra bombinha era emprestada e eu não estava gastando nada com ela, mas para pra pensar no custo-benéfico: seu peito ralado e dolorido sendo amassado por 50 minutos naquele funil desgraçado ou o mesmo processo só que durando, apenas, 15 minutos? Sem contar o rendimento de tempo que vc tem pra fazer isso, pois dai vc consegue fazer várias vezes ao dia e, além de tempo, tem paciência pra isso.... Imagina, todos vez que fosse tirar, ficar 50 minutos naquela "punheta"!!!! A bombinha ótima é da marca Medela e o modelo é Swing.
No Cantinho da mamãe aluga essa bombinha. As meninas são umas fofas e fazem pacotes especiais se vc pedir, de acordo com sua necessidade. É pra melhorar, atende Rio e SP, ok? Segue o link: www.cantinhodamamae.com.br. Aproveita e pede a elas os recipientes para armazenar o leite. Pois elas já mandam o tipo de vidrinho certinho e ainda tem de vários tamanhos. Vcs não devem saber isso, pois eu tb não sabia, mas leite materno só se armazena em recipiente de vidro com tampa de plástico! Já vi vender uns saquinhos que vão no microondas e tal.... Tudo caô! Essa porra estraga o leite... Tem que ser no vidro mesmo!
Recipiente para armazenar leite materno
É pra registro: o leite materno congelado dura 15 dias, na geladeira é válido por 12 hrs e na temperatura ambiente, só rola por 30 minutos. Ultrapassando esses tempos, pode jogar fora senão vc vai intoxicar o seu bebê! Sugestão: cole adesivos nas garrafinhas com o dia e hr que vc coletou, dai vc vai sempre saber quão fresco ta o leite.

Outro porém, foi que o Jonas teve que entrar na fórmula de leite com 2 meses... Pois é... Mas eu não abri mão do leite materno não! Só que tinha que complementar essas mamadas com 30ml dessa fórmula, pois o meu leite era pouco gorduroso e ele não estava ganhando o peso esperado pra faixa etária dele... Assim, sempre rola aquele papo de que não existe leite fraco... Mas, vou te falar que até curso de aleitamento eu fiz pra poder ter certeza que não estava fazendo nada errado e poder usar a fórmula como última opção... Eu tenho uma dieta meio restrita né?! Então, para o bebê ficou faltando algo que a fórmula supriu. Assim, confesso que fiquei um pouco mal de cabeça de ter que usar a fórmula, afinal, estava naquele perrengue todo e mesmo assim não estava adiantando... Mas o que importa é o bem dele e a fórmula foi o que me ajudou com o ganho de peso. O meu caso nem foi ruim, pois eu tinha leite e pude continuar amamentando ele e usando a fórmula só como complemento. Tem mãe que não consegue amamentar por uma questão física ou o bebê mama por um tempo, mas logo larga o seio.... Até pra mãe que não quer amamentar! A fórmula é pra esses casos... E eu não tive esses problemas! Mas se acontecer com vc, não fique bolada, vc não é a única no mundo, isso acontece mesmo! Só não entra na pilha de alguns médicos que querem logo introduzir fórmula por nada! Se vc não tem problema algum em amamentar, se tem bastante leite e ele tem todos os nutrientes pro seu bebê, então não tem porque colocar fórmula pra criança! Leite materno ajuda na imunidade! Pensa que um bebê, normalmente, já não te deixa dormir, imagina doente!!! Pensa que vai ajudar na sua sanidade mental!
A gente quando tem filho, fica meio maluca de hormônio no primeiro mês, então, rolam varias "culpas" em relação ao bebe... Uma delas tem a ver com amamentar... Mas isso, é pra outro post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário