terça-feira, 14 de junho de 2016

As perigosas receitas da vovó! - Por Dra. Vanessa Monteiro

Olá, meu nome é Vanessa Monteiro. Sou nutricionista há 15 anos, mãe e corredora. Sempre quis ajudar as pessoas a viverem melhor e com a nutrição, descobri que isso é possível por meio dos alimentos. 

Quando tive a minha primeira filha, há quase 10 anos atrás, sofri do "no meu tempo". Todos que davam palpites, diziam que "no seu tempo" era de um jeito, ou de outro. Na verdade, foi difícil convencer as pessoas, de que eu iria fazer diferente do tempo das avós. Iria fazer do jeito que estudei na faculdade e do jeito que acreditava ser mais saudável. As questões eram muitas, a começar pela amamentação. Você não dá nem água?, eu escutava. Não, respondia. Só o leite materno já é suficiente para sustentar o bebê. E um chá de erva-doce para cólica? Também não. E assim, continuou. Houve um tempo em que a regra era começar a oferecer outros alimentos para os bebês aos três meses. Hoje, já é sabido que o aleitamento exclusivo deve ocorrer até os seis meses de idade, quando possível. Sem falar da introdução de alimentos proibidos nessa faixa etária como chocolate: Ah, só um brigadeiro... Só um refrigerante.. Uma balinha... Um docinho... Existem alimentos proibidos até 1 ano de idade, como chocolate, morango, mel. Nesses, incluiria o açúcar, o qual acho que deve ser evitado o máximo de tempo possível. 

E o espanto, quando você decide não adoçar sucos!!! 

Apesar disso tudo, me mantive firme no que estudei e acredito e a compensação veio. Minhas filhas são crianças de alimentação muito saudável e que sobreviveram aos muitos palpites que todas as mães escutam. 

Na verdade, todas essas recomendações têm razão de ser. Muitas alergias alimentares são evitadas, pois alguns alimentos são potencialmente alérgicos, clara de ovo, oleaginosas, frutas cítricas, leite de vaca. Esses alimentos desencadeiam reações imunológicas podendo causar alergias. Como o aparelho gastrointestinal dos bebês não possui mecanismos de digestão para receber certos tipos de alimentos, esses podem também, causar diarreias e desidratação. 


A boa notícia é que as vovós, titias de hoje, estão muito mais antenadas e informadas. Aceitam que no nosso tempo é diferente e que estamos em busca de saúde, sempre! E, mamães sejam fortes. Às vezes, a pressão é muita, principalmente quanto à alimentação. Mas podem usar a nutri como desculpa. Quando a gente diz, mas a nutricionista falou... Parece mágica. As pessoas normalmente respeitam e mais ainda, se conformam. Fica mais fácil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário