quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Mães ativas = bebes saudaveis! - Por Luciana Galvão

Quando a Renata me convidou para participar do blog, falando um pouco sobre atividade física na gestação, fiquei bastante animada! Falar sobre as duas coisas que mais amo na vida….fica até fácil!  (rsrsrs) Então vou me apresentar, rapidamente, para que vocês entendam…

Sou Luciana Galvão, formada em Educação física pela UFRJ, atuante na área de personal trainer e mãe do Arthur de 4 anos, a melhor parte de mim!
Em primeiro lugar, gostaria de esclarecer que as considerações que farei aqui, não são verdades absolutas. Cada mulher, cada gestação, cada esporte ou exercício, devem ser escolhidos e orientados com base na saúde da gestante, e sempre respeitando as orientações médicas.

Durante a minha gestação, eu me mantive ativa. Fazia caminhadas, natação, musculação e alongamentos.  Acha muito? Bom, eu trabalho com exercício e pratico esportes desde nova, então, não fiz nada que meu corpo já não estivesse adaptado.   Isso é importante! Iniciar suas atividades físicas quando se descobre gestante é diferente. Não pode? Pode…deve, mas a cautela deve ser redobrada!  Ainda assim, eu parei de corer, parei de andar de patins e de surfar (tá bom…esse ultimo é mentira…nunca surfei!)  Por que, não pode corer? Não pode andar de patins nem surfar?  Poder, pode, mas eu, particularmente, não queria corer o risco de me sobrecarregar com impactos ou quedas.

Daí você pode pensar: "mas a “fulana” participou de maratona. A “beltrana” fazia yoga na sauna…" e eu vou ser bem direta na minha resposta: Conheço inúmeras gestantes que jogaram vôlei profissional, fizeram triathlon, surfaram e ficaram ótimas, mas, definitivamente, são a minoria.  E eu aposto que a “fulana” e a “beltrana”    treinavam “hard” de longa data….

Então, a grande questão da atividade física na gestação é manter-se ativa, para que a gestação e a recuperação pós –parto seja melhor.

Como assim? Ora, durante a gestação sofremos uma sobrecarga de hormónios tão grande que somos capazes de formar um feto!!! As diferentes fazes da gestação são, diretamente, influenciadas por esses hormônios. Por vezes temos mais sono, mais fome, mais fadiga, mais excitação, mais ansiedade.
A atividade física ajuda, digamos, na nossa resposta a esses hormônios.  A prática diária de atividade física promove controle da pressão arterial (diminui riscos de AVC), controle da insulina (diminui risco de diabetes), controle da serotonina (melhora qualidade do sono), diminuição do cortisol (diminuindo dores e inflamações), controle do apetite (favorece controle de peso), entre outros inúmeros benefícios.

Para aquelas que optam pelo parto normal, a atividade física contribui para melhor controle respiratório e força muscular, o que sem dúvida facilita no momento da expulsão do feto.

No pós-parto, a mulher ativa, também, recupera-se melhor que a sedentária. As chances de sangramento são menores. O útero se retrai mais rapidamente. Os músculos do abdome retornam a sua tensão normal mais facilmente. As possíveis dores pós –parto são diminuídas. Sem dúvida, praticar exercícios, de forma regular, durante a gestação, é uma das melhores coisas que a mulher pode fazer para sua saúde!

Sempre que recebo clientes gestantes, acho importante entender que tipo de atividade a pessoa gosta. Dentro das possibilidades, é importante termos entendido, claramente, os objetivos. Durante a gestação, nossos hormônios - os grandes responsáveis por tudo – estão voltados para a formação e desenvolvimento de um feto! Não adianta achar que vai ficar sarada, cheia de músculos, muito menos emagrecer.  Não temos hormônios circulando para esse propósito.  É por isso que eu retifico: Exercício fisico na gestação é para saúde!!! Também vale esclarecer, que, dependendo da fase gestacional, alguns exercícios são mais indicados que outros.  Exercícios respiratórios, de contração pélvica (períneo), alongamentos devem ser realizados com cautela em determinados períodos da gestação. Acima de tudo, respeitar seu corpo é fundamental! Se está se sentindo cansada ou está sofrendo com enjoos, o melhor é desmarcar a sessão e descansar!

Agora, a dica, talvez, mais importante: Quando nos descobrimos grávidas procuramos um ginecologista obstetra, certo?  Então, se vai fazer exercício procure a orientação de um profissional qualificado!  Mantenham-se ativas!!!   Mães ativas = bebes saudáveis!

Renata, obrigada pela oportunidade!!!

Espero ter contribuído esclarecendo algumas duvidas e motivado a todas a se manterem ativas, até porque, depois que nosso filhotes começam a engatinhar… tem que ter disposição!!!  ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário