segunda-feira, 30 de novembro de 2015

De dentro pra fora!!!

Eu sempre fiz atividade física... Não que eu seja a marombeira, ou atleta, mas tenho um problema de frouxidão ligamentar que só se resolve puxando ferro mesmo!!! Pra vcs terem uma ideia, meu ombro direito já saiu do lugar tantas vezes, que não tenho mais um dos tendões... Isso foi meio dramático! 
Pois quando descobri que meu tendão já era, faltavam 4 meses pro meu casamento e meu medico queria operar, sendo que a recuperação desse tipo de cirurgia são 6 meses do braço numa tipoia... Imagina que lindo, eu de tipoia branca casando na praia!!! Mas quem tem amigos, tem tudo!!! Minha amiga fisioterapeuta, Maite, me acalmou e disse: Vamos dar uma jeito de vc não precisar operar! E realmente, deu! Em 2 meses, meu braço estava ÓTEMO!!! Até o medico ficou admirado! E descartou a cirurgia, pois tinha recuperado as funções da articulação... 

Assim, o meu caso não era bizarro... O tendão que eu arrebentei era um que podia ser suprido pelas musculaturas do entorno, por isso que a fisioterapia funcionou. Mas dependendo do caso, só entrando "na faca" mesmo!

Isso foi só pra ilustrar, o nível da necessidade da pessoa de se manter em movimento... O ombro ainda é o mais tranquilo... Pior quando sai um tornozelo ou joelho... Isso sim é animado! Pra evitar isso, só com muita atividade mesmo! Na minha gravidez, tive que fazer um bom acompanhamento disso, pois não se pode tomar nada de remédio né?! Então, a palavra foi prevenção mesmo! Tanto que eu malhei até a véspera do nascimento do Jonas. E tinha acompanhamento de fisioterapia, também, o que foi ótimo, pois ajudou a evitar aquelas dores nas pernas e costas que toda gravida fica, né?! Eu nem tive tantas dores nas costas, mas meu quadril acabava comigo!!! Como as ancas abrem para a acomodação do bebe, meu quadril alargou que até hoje, não voltou pro lugar...

Mas além de cuidar do corpo, pelo lado de fora, eu cuidei, também, pelo lado de dentro: me alimentando bem! Não sei se eu cheguei a falar isso aqui, mas eu tenho Tireoidismo de Hashimoto. Gente, é um saco!!! É aquela doença da tireoide que bagunça o organismo da pessoa, com animação!!! O meu tireoidismo era para hipo, ou entre os amigos, aquele que te engorda, mesmo!!! E é super complexo pra engravidar com hipotireoidismo, traz um monte de problemas pro bebe e pode até acabar em aborto... Mas quando eu fiquei gravida, meu tireoidismo foi pra hiper, aquele que emagrece! Tanto que perdi 4 quilos no começo da gravidez, pois meu metabolismo tava numa animação frenética!!! Pois é... Isso fez com que eu tivesse que organizar minha alimentação na gravidez, de um jeito, que não ficasse com carência de nada. Mas o metabolismo tava tão doido, que entrei na suplementação! Tive que tomar Whey Protein. Eu tomei esse da Probiótica, que eu ja usava pra terinar. Na realidade, eu acho esse suplementos todos com um gosto enjoado... Mas esse é mais leve que os outros que eu tomei. Pra mim, suplemento de proteina, tinha que ser salgado e não doce!!! Ia ser muito mais gostoso de consumir! Anyway...



La pro sétimo mês, eu estava apresentando possibilidade de parto prematuro, dai minha nutricionista, Cecilia Santos, resolveu fazer uma dieta especifica para fazer o bebe crescer! Foi tipo assim: "Vamos focar no bebe, como estamos na reta final, vou deixar de lado a preocupação como ganho de peso e vamos fazer esse bebe ficar pronto pra vir ao mundo!". E assim, fizemos! Entrou a suplementação e focou muito no consumo de proteína!

Mas, não teve jeito, com 35 semanas, tive que fazer uma cesária de emergencia, pois minha placenta tinha parado de funcionar... O metabolismo tava mutcho loco!!! O corpo tava consumindo tudo quanto era tipo de coisa, que pudesse, para gerar energia... Dai, foi a placenta que "rodou"! Minha medica até me preparou, porque, pela idade gestacional, o Jonas, provavelmente, teria que ir pra incubadora... Só que NÃO! A dieta da Cecilia fez tanto efeito, que ele nasceu menorzinho, afinal, ainda tinha um mês pra ficar na barriga, mas veio perfeito, com os pulmões, totalmente, operantes! Sai do hospital em 48 horas com meu bebe nos braço e amamentando!

Vou te falar, que sempre acreditei que o que a gente bota pra dentro, reflete muito no nosso lado de fora! E essa mudança boba na alimentação fez toda a diferença, na hora de um problema serio. Portanto, esse papo de vou "comer por dois", "depois eu faço dieta para voltar pro corpo, mas agora vou comer o que quiser", pode ser mó armadilha! Vc não tem como saber o que vai acontecer, então, é melhor se preparar mesmo! 

Um comentário:

  1. Sensacional! Estar bem nutrida é base para vida saudável. Na minha gestação também procurei ajuda profissional e também tive a indicação de utilizar suplementos. No meu caso, foi porque meu trabalho não permitia que eu desse uma paradinha para comer , então um shake proteico fazia parte da minha rotina. Alterações no cardápio também foram necessárias. Eu ganhei apenas 8kg na gestação , contrariando minha nutri, que havia feito os cálculos para 10kg. Em 3 dias eu já estava com meu peso normal e por conta da amamentação emagreci horrores! Então, lá fui eu mexer no cardápio de novo. E é isso : para cada fase uma dieta. Para cada necessidade uma orientação diferente!

    ResponderExcluir