terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Comer, beber... O que mais?


Meu nome é Cecilia, sou nutricionista clínica e funcional e atuo, há 8 anos, em um consultório em Niterói. Sou mãe de um lindo menino chamado Pedro, que apesar de seus 2 anos de idade me ensina todos os dias o que é ser mãe e uma pessoa melhor! 

Quando a Renata me chamou para essa parceria, fiquei muito feliz, pois sei que nos, mamães de primeira viagem, temos muitas dúvidas sobre varias questões, afinal, é toda uma nova vida que começa para nos, além de uma vida nova que colocamos no mundo.

Hoje, vamos falar um pouco sobre alimentação na gestação. E, se vcs gostarem, podemos falar de outros temas ligados a nutrição que, também, geram duvidas nas mamães.

A alimentação, durante o período gestacional, é sempre motivo de muita insegurança, mas para mim, que sou nutricionista! São muitos estudos, muitas discussões a cerca do que é melhor para o bebe. Vou tentar trazer aqui, um pouquinho do que devemos ou não comer e beber durante, essa fase, baseado na minha experiência e nesses estudos.

Durante os 9 meses, temos a responsabilidade de nos alimentarmos bem e de forma saudável para o crescimento adequado do bebe e para prevenção de doenças como diabetes gestacional, eclampsia, edemas, constipação, dentre outros.

Nos 3 primeiros meses, a palavra é enjoo! Algumas gravidas mais, outras menos. Alimentos cítricos, nesta fase, costumam ser melhores tolerados. Eu mascava cristais de gengibre, me ajudou muito. Tinha o habito, também, de tomar café – logo tirei, pois me agitava e dava muita náusea...

Importante, também, darmos preferencia para alimentos ricos em fibras, como frutas, legumes  e verduras, sem esquecer de higieniza-los, da forma correta, por favor!!! Para evitar a contaminação de protozoários, verminoses. Eu usava o hidrosteril. São 20 gotas para cada um litro de agua.  Tem varias outras marcas no mercado: agua sanitária, clorin... Outro habito que é legal introduzir é o consumo de cereais integrais como pães integrais, arroz integral, massas integrais, cereais como musli, granolas sem açúcar. Evitar, também, carnes mal passadas, ajuda a não termos surpresas indesejadas!!! As vezes, tinha festas de aniversários em churrascaria e ficava super atenta ao ponto da carne - sempre bem passada. Carne crua tem muitos riscos de contaminação, e, para grávida, esse risco pode ter consequências serias.

Dentro dos riscos de condições serias na gravides, encontramos o aumento da pressão arterial. Para evitar esse problema, fiquem atentas com o sal que, também, causa retenção de liquido. Em casa, troquei pelo sal rosa, mas pode ser o sal marinho, gersal, sal light com baixo teor de sódio. E pra quem acha que refrigerante não tem nada a ver com isso, fiquem sabendo que estes são ricos em sódio, diminuem a absorção de vitaminas e ainda causam desmineralização óssea! Isso tudo, mesmo sendo "doce"!!!

Falando em doces, muito cuidado com excesso dos doces! Esta, também, é outra causa de condição seria, na gravidez, pois aumentam a glicemia e prejudicam a oxigenação adequada do bebe. E, a verdade é que, com o aumento e variação hormonal, temos vontade de comer doce e coisas gostosas, o tempo todo. Mas temos que nos controlar, afinal, o que importa é a saúde, ainda mais nessa fase da vida, que vc está gerando outra vida! A maior duvida que tenho,, em consultório é a respeito do uso de adoçantes. As opções que temos mais indicados para uso das gravidas são:  xilitol e stevia e a sucralose, mas essa em quantidade moderada.

Sei que dei muitas indicações aqui e espero ter tirados algumas duvidas. Minha experiência como grávida foi muito enriquecedora, pois uma vez grávida, consegui perceber bem as dificuldades e incertezas que envolvem, essa fase... Ter que ficar atenta aos rótulos, produtos químicos, alterações em exames de sangue... E entendo que, em alguns momentos, nos bate um desanimo em ter que controlar tanto o que se come... O que tento passar para minhas pacientes é que o ganho de peso ser controlado, nada tem haver com estética, mas com a saúde do bebe e seu desenvolvimento. A alimentação adequada variada e rica em nutrientes, possibilita que o bebe ganhe peso, adequadamente, reduzindo complicações para mamãe e bebe, tanto durante a gravidez ,quanto no pos-parto. Sei que, as vezes, é chato pensar que vamos ficar cheias de restrições para comer isso ou aquilo e ter que ficar tomando conta de tudo que se come...  Mas a dica mais importante é: alimentação saudável, durante a gestação, é nossa primeira responsabilidade com nossos filhos!

Espero que tenha ajudado um pouquinho com minha experiência!!! E ficarei muito feliz em voltar com novos temas para conversarmos! Até a próxima!!!

Um beijo
Cecilia


Nenhum comentário:

Postar um comentário