quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Para tirar a Zika! - Para as Crianças! - Por Fernanda Catharino

Sou Fernanda Catharino, tenho 38 anos, e me defino como uma mulher altamente realizada. Tenho pais maravilhosos, um marido sensacional e dois filhos, que são a razão da minha vida. Sou médica Pediatra, com muito amor e orgulho! Vivo para minhas crianças... filhos e pacientes! Sempre tive como meta na vida, tratar todas as pessoas como eu gostaria que tratassem minha família e principalmente meus filhos! Então sou aquela Pediatra grude sabe?! Pergunto, respondo, ligo, atendo. Tenho absoluta convicção que quando amamos o que fazemos, tudo fluiu com naturalidade. E assim caminho... no hospital, no consultório e nos atendimentos em sala de parto e berçários. A Renata me perguntou se eu gostaria de fazer mais essa parceria com ela, já que somos parceiras no acompanhamento do meu pequeno príncipe lindo Jonas, filho dela e meu paciente. Claro que topei! Adoro divulgações, explicações e principalmente adoro trabalhar falando de prevenção. E nesse momento nós não podíamos deixar de falar sobre a grande “estrela do momento”: o ZIKA vírus! O bichinho não veio pra brincadeira não... então vamos prestar atenção:

O ZIKA vírus, é um arbovírus da família Flaviviridae. É considerado endêmico no Leste e Oeste do continente Africano. O principal modo de transmissão é por vetores, especialmente a fêmea do mosquito Aedes aegypti. A doença febril causada pelo ZIKA vírus é aguda e autolimitada. A maioria das infecções são assintomáticas.

Quando sintomática, o quadro se manifesta com febre baixa, exantema pruriginoso (leões avermelhadas que coçam), artralgia (dor nas articulações), mialgia (dor muscular), cefaleia (dor de cabeça) , hiperemia conjuntival (irritação nos olhos) ,edema de extremidades (inchaço nas mãos e pés) e vômitos. Em geral, os sintomas podem durar até 7 dias.

O grande problema é que ainda não se conhece o potencial de morbidade e letalidade da doença. E nem sabemos ainda como exatamente esse vírus atinge o sistema nervoso de um adulto e também de um feto. Mas, estudos recentes mostram uma correlação com a ocorrência de síndrome de Guillain-Barré (doença neurológica grave) e infecção congênita que pode levar a microcefalia (uma malformação cerebral). E mostram ainda que a doença pode ser transmitida pelo leite materno e até através do sêmen. Bizarro demais né?!

Não existe tratamento especifico. E como não possuímos no Brasil kits comerciais para realização de sorologia específica para ZIKA, o diagnóstico é clínico e diferencial com outras doenças exantemáticas (como Dengue, rubéola, exantema súbito). A PREVENÇÃO é o que temos de mais importante a fazer. Sendo assim, o uso de repelentes e telas de proteção e extermínio de focos criadouros de mosquitos, passa a ser um dever de todos nós. ATENÇÃO: PREVENÇÃO é a nossa arma minha gente!!!!!!! Estamos diante de um vírus “quase desconhecido” e para mantê-lo bem longe vou explicar um pouquinho na prática sobre alguns repelentes. Muito temos ouvido falar sobre os melhores repelentes disponíveis por ai... alguns que já tinham um preço mais salgado, foram superinflacionados e pasmem: sumiram das prateleiras! Vamos lá: Até os 6 meses de idade nenhuma loção anti-mosquito e nenhum repelente são aprovados para uso. Nessa fase, vale a proteção com roupas de malha fina e compridas, apesar do calor, e os famosos cortinados de berço e carrinho, e ainda as telas de proteção. E toda, mas toda atenção e cuidado com o bebê. Após os 6 meses até os 2 aninhos estão liberadas as loções anti-mosquito do tipo Johnson. Elas são oleosas e cheirosas, e devem ser reaplicadas a cada 4 horas. Acho sempre que devem ser aliadas as roupinhas mais compridas e aos cortinados quando o bebê dorme. Após os 2 anos, os repelentes podem e devem ser aplicados! E também devem ser reaplicados a cada 4 horas! Aí valem os OFF, REPELEX, EXPOSIS.  

Algumas dicas são interessantes: Não precisa aplicar o repelente próximo aos olhos e a boca. Os mosquito não chega perto se tiver uma aplicação próximo a esses locais de forma eficaz. E nesse super verão, vale a pena nos lembrar dos protetores solares e como conciliar seu uso com o do repelente. Oriento da seguinte forma: O protetor solar deve ser aplicado 20 minutos antes da exposição ao sol, então, apliquem o repelente e após 1hora apliquem o protetor. Sem mistérios.... conseguimos proteger de tudo. Repelentes em spray são ótimos para proteção das roupas da família! Vale a pena esse cuidado também! Algumas mamães que amamentam me perguntaram sobre aplicar o repelente nos seios. Pensem que o seio vai ter contato direto com a boca do bebê. Vale a mesma dica que dei para os olhos e boca.

Então, em época de ZIKA e de verão temos que ter sempre no nosso kit viagem, clube, praia, casa da vovó, e na nossa casa mesmo: Repelentes, filtro solar, roupas de proteção solar, chapéu/boné, muito líquido, um despertador que nos lembre a hora de  reaplicar o repelente e um celular pra tirar dúvidas com seu Pediatra a hora que for necessário!

Espero ter esclarecido mais duvidas que vcs possam ter. Qualquer outra pergunta, podem mandar aqui pro Playing Paradise, ou pelo pagina do FB, ok?

Beijos!
Fernanda Catharino

Nenhum comentário:

Postar um comentário