terça-feira, 15 de março de 2016

Amamentação! Parte III - O que que tem? - Por Dra. Fernanda Catharino

E aí você é convidada pra falar de amamentação.... o que dizer? Como não amar? É o momento mais sublime da relação mãe- filho! Na verdade é um momento que a mamãe é insubstituível, e por isso um momento  tão dela. Como sabem eu sou Fernanda Catharino, Pediatra por amor e vocação e sem dúvida a maior fã da especialidade que escolhi!

Mas será tão fácil assim? Tão natural assim? Automático? Quem dera gente! É um momento que a mamãe precisa de muito apoio, muita paciência e de muita parceria.

O leite materno é a forma mais antiga, mais sabida e mais apropriada para alimentar uma criança. Ele é completo, rico em absolutamente tudo que um bebê precisa até os 6 meses de idade. Mas atenção, a decisão de amamentar é exclusivamente materna! E o apoio e a participação da família caminham junto desta decisão. Acho importante a futura mamãe buscar todo tipo de conhecimento a partir do momento que descobre-se grávida. O tema está cada vez mais presente na vida das famílias, em rodas de conversas entre amigos e em cursos preparatórios. Toda informação é de grande valia!

Vou tentar resumir em algumas palavras o que é este líquido completo e o que ele oferece de tão bom para nossas crianças.

Já sabemos que o leite materno contribui e muito para proteção do bebê de uma forma geral. O bebê alimentado no seio tem risco reduzido de ser acometido por diarréias, doenças respiratórias, alergias, obesidade, desnutrição, tem um melhor desenvolvimento cognitivo e melhor desenvolvimento da cavidade bucal. O aleitamento materno é capaz de promover um vínculo afetivo absoluto entre mãe e filho!

O sucesso do aleitamento materno depende muito do contato mais precoce possível com o seio materno. Quando possível esse contato pode e deve ser feito ainda na sala de parto, mesmo que para o primeiro reflexo de lambida. O leite materno tem uma composição homogênea. Nos primeiros 10 dias de vida essa secreção láctea é denominada colostro. Passado este tempo, alcançamos o chamado leite maduro. O colostro é importantíssimo para o bebê, mas frequentemente causa insegurança na mãe. Ele não sai em grande quantidade. E com isso começam as perguntas que ameaçam uma historia de aleitamento pela frente.  #Será que na tenho leite?#, “Será que meu leite é fraco?” como é importante tranquilizar essa mãe.... Não existe leite fraco! Não deixe sua ansiedade te atrapalhar! O colostro é rico em imunoglobulinas principalmente IgA (que protege o tubo digestivo do bebê de infecções), e tem mais proteínas e menos lipídeos. Com o passar dos dias, o leite modifica-se e podemos dividi-lo em duas partes principais: o chamado leite anterior é o leite que confere a hidratação do bebê; já o leite posterior é aquele que confere saciedade, é mais rico em gordura, e é aquele que favorece o ganho de peso da criança. Mas como saber se o bebê chegou a sugar todo o leite? Costumo tranquilizar as mamães explicando que a percepção de mama cheia e mama vazia não é imediata. Conforme acontece o processo de sucção a liberação hormonal começa a agir e a mãe começa a perceber esses sinais no corpo. Mas e afinal, o que é uma boa mamada? Uma boa mamada é quando um bebê choroso, alerta e agitado é levado ao seio e através de uma posição adequada e uma boa pega ele vai se acalmando a medida que vai sugando. E o que é um mãe atenta? É uma mãe entregue ao seu momento, capaz de perceber que a livre demanda é uma ato de amor extremo, é uma mãe que tem certeza que é capaz de alimentar seu bebê e que sem duvida está oferecendo o melhor pra ele.

Seu bebê deve ser amamentado até os seis meses de idade exclusivamente. Isso significa que não é necessário oferecer chás, sucos e água para nenhuma criança até essa idade. Após os seis meses o preconizado é a introdução gradativa de alimentos e o aleitamento deve ser mantido, sem necessidade de oferecer fórmulas industrializadas até os dois anos de idade.


Amamentar um bebê é um ato de amor! Seu bebê merece isso! Façam boas escolhas: escolha quem te apoia, quem tire suas dúvidas, quem te ensina. Conte com pessoas positivas ao seu lado. Faça questão de profissionais especializados e atualizados para essa história de sucesso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário