quarta-feira, 23 de março de 2016

Amamentação! Parte V - Cartilha das mamadas!!! - Por Dra. Maria Emmerick

Olá, amigas do Playing Paradise, novamente, fui convidada pela Renata para falar de um assunto que eu adoro, Amamentação! Gosto tanto, que fiz uma cartilha sobre o assunto para distribuir para as mamães que atendo. Então, como vou falar sobre técnicas de amamentação e os benefícios para saúde da mamãe e do bebe, vou compartilhar a cartilha com vcs!

O aleitamento materno deve ser iniciado imediatamente após o nascimento, de preferência ainda dentro da sala de parto. 
Como a Dra. Fernanda falou no outro post, durante os primeiros 6 meses de vida, o bebê deve receber aleitamento materno exclusivo. Não é necessário oferecer água, chás, sucos ou qualquer outro alimento. Medicamentos são exceção. 
Não oferecer chupetas e bicos, pois os mesmos podem levar ao desmame precoce, a alterações ortodônticas, a um aumento da incidência de candidíase oral e servem de veículo para germes causadores de doenças. 

O BEBÊ DEVE SUGAR A MAMA ATÉ ESVAZIÁ-LA! 
O leite anterior é ralo e doce, composto por proteína do soro e lactose; é ele que mata a sede do bebê, por nisso não há necessidade de oferecer água. 
O leite posterior é rico em gordura; é ele que sacia a fome do seu bebê. 
Se você der um pouquinho de uma mama e logo passar pra outra sem esvaziar a primeira, seu bebê estará saciando a sede, mas não a fome. Por isso é necessário esvaziar uma mama antes de passar pra outra, para que ele possa ficar bem alimentado, aumentando o intervalo entre as mamadas e permitindo que ele ganhe peso. 

TÉCNICA DE AMAMENTAÇÃO: 
- a cabeça e o tronco do bebê devem estar alinhados, e o corpo do bebê deve estar encostando o corpo da mãe, barriga com barriga. 
- o bebê deve abocanhar toda a aréola, com a boca bem aberta, lábios evertidos e o queixo tocando a mama. 
- após a mamada, deve-se deixar o bebê em posição mais elevada, para que ele possa expelir o ar que engoliu durante a amamentação. 
- As duas mamas devem ser oferecidas em todas as mamadas; Esvazie uma mama e depois passe para a outra. Na próxima mamada, inicie pela mama que não foi esvaziada completamente. Alternando a mama facilita-se o esvaziamento adequado e garante a saciedade do seu bebê. 
Sinais de técnica incorreta: bochechas do bebê encovadas durante a sucção, ruídos da língua, mama muito esticada ou deformada durante a mamada, dor à amamentação. 
Parâmetros que ajudam a avaliar se seu bebê está sendo bem amamentado: ganho de peso, período de sono de 2 a 4 horas entre as mamadas, troca frequente de fraldas. 

O bebê em aleitamento materno costuma evacuar toda vez que mama, mas alguns podem ficar até 5-7 dias sem evacuar. Ambas as situações são normais. 




NÃO EXISTE “LEITE FRACO”! 
Se o seu bebê não estiver ganhando peso adequadamente ou não está ficando saciado, é provável que a técnica de amamentação esteja incorreta. Cheque com seu Pediatra essa possibilidade e peça indicação de alguma enfermeira ou Fonoaudióloga que possa te ajudar a trabalhar a pega da mamada.

BOAS RAZÕES PARA AMAMENTAR 
- O leite materno atende completamente às necessidades nutricionais do bebê, não necessitando de nenhum complemento. 
- Diminui a ocorrência de doenças imunoalérgicas, diarreicas e infecções respiratórias graves. 
- Promove perda de peso na mãe: o gasto energético de uma mulher em aleitamento exclusivo é de cerca de 700 kcal/dia. 
- Diminui o risco da mulher desenvolver câncer de mama e de ovário. 

DICAS PARA AS MAMÃES: 
- Para prevenir rachaduras: mantenha os mamilos secos, expondo-os ao sol; não use sabões, álcool ou óleos para limpeza dos mamilos; ordenhe um pouco de leite antes da mamada, e ao final da mamada introduza o dedo mínimo no canto da boca do bebê para desfazer o vedamento e evitar machucar o mamilo. 
- Exponha as mamas por poucos minutos ao sol, para diminuir de forma natural a sensibilidade dos mamilos; 
- EM CASO DE RACHADURAS OU MASTITE, NÃO SUSPENDA A AMAMENTAÇÃO!!! 
Em caso de rachaduras, não suspenda a amamentação! Passe o próprio leite materno sobre o bico e deixe-os um pouco ao ar livre e ordenhe um pouco de leite antes de cada mamada. 
A Mastiste é quando dizem que o seio "empedrou". A amamentação não deve ser suspensa, pois também ajuda a drenar a infecção. Mas deve-se procurar um medico, imediatamente, se sentirem os sintomas, como mamas vermelhas e enrijecidas. Em alguns casos, há necessidade de uso do Antibiótico. 


E O MAIS IMPORTANTE: NÃO DESISTA!!! O LEITE MATERNO É O ALIMENTO QUE ATENDE A TODAS AS NECESSIDADES NUTRICIONAIS DO SEU BEBE. BEBE QUE MAMA NO PEITO É UM BEBE SAUDAVEL!!!  


Nenhum comentário:

Postar um comentário