segunda-feira, 9 de maio de 2016

Experts! - Parte 1 - Minha mãe não quer o seu conselho!!!

Como eu havia falado, o nosso tema agora é sobre as intromissões alheias na vida das mamães. Eu juro que eu acho que isso é uma condição cultural do brasileiro, não se pode ver com um bebe no colo ou até mesmo na barriga, que tem sempre um "pitaqueiro Expert" querendo passar a sua "sabedoria" a diante.

Olha, eu te falo que isso foi uma das coisas que mais me incomodou na gravidez e, até hoje, me incomoda... Gente, é muito gente sem vida e sem noção que se acha no direito de te dizer como viver a sua vida e como vc deve cuidar do seu filho! Socorro! E vou te falar que já passei por vários estágios dessa situação, de ignorar a ser grossa mesmo, de colocar a pessoa no lugar dela. No decorrer desse tema, vou contar algumas historias e também ilustrar como eu me livrei de vários inconvenientes. 

Pra começar, vamos definir quais tipos de intromissões eu identifiquei nesse processo. Se alguém achar que eu esqueci de alguma, por favor, vou ficar muito feliz com a colaboração. Então, ao meu ver, existem 5 tipos de atitudes intrometidas, são elas: Receitas da Vovó, Dr. Google, Mamãe Maravilha, Teoria da Tragédia e Fala mas não pega. Hoje, vou dar uma visão geral dessas atitudes, mas nos demais textos vou explicar melhor e dar exemplos de situações que aconteceram comigo. Mais uma vez, quem quiser também contar a sua historia, vai ser muito divertido!!!

Receitas da Vovó: Esse é um tópico meio dual, pois tem, efetivamente, receitas do tempo da Vovó que são usadas até hoje e funcionam, e tem embasamento. Mas o que eu estou falando são das receitas que, na época que nossas avós tinham filhos, eram usadas com as crianças, e vira e mexe, tem sempre um dizendo pra vc que pra resolver determinado problema, tem a tal receitinha famosa da vovó... E mesmo tendo a "receita" todas as contra-indicações do corpo médico mundial, vão sempre te dar como justificativa: "Eu usei nos meus filhos e estão todos ai, vivos e muito bem!". Como se isso fosse justificativa para vc colocar seu filho em risco se garantindo no futuro alheio... A questão aqui não é fazer mal ou não, a questão é que vai que vc resolve ouvir esse ser humano e resolve fazer a tal receitinha e, exatamente, na sua vez, dão todas as merdas que poderiam dar com a criança e que todos os medicos ja haviam avisado das contra-indicações? Por isso que eu digo: Ok! Pode dar certo! E se não der? Se sempre deu certo com todo mundo, mas na sua vez, dá errado? Quem vai ficar no perrengue é vc!!! Não o ser que ficou lá te enchendo o saco pra fazer a tal da receita... Então, receita da vovó, só se o pediatra do seu filho "receitar".

Dr. Google: Esse é um dos melhores!!! Afinal, o Dr. Google é formado, tem Doutorado e PHD, tudo pela internet!!! Então, a pessoa, muitas vezes nem tem filho, mas como ela viu no google que pra isso ou para aquilo a solução era assim ou assado, ela se acha Expert pra te dizer como resolver o problema do seu filho. Tipo, fica lá horas a fio, tentando descobrir formulas mágicas para depois vir palestrar para vc sobre como criar um ser humano. E ela está errada???? Claro que não!!! Tá na internet!!!! E se tá na internet é tipo verdade absoluta!!! Eu considero um dos mais chatos, pois tem zero embasamento experimental e acha que pode vir te dizer o que fazer... Oi???? Com esses eu faço o estilo grossa mesmo: "Desculpa, amor, gera um ser humano, depois a gente troca ideia!!!" Deixo falando sozinho mesmo! 

Mamãe Maravilha: São aquelas mães incríveis, excelentes, que tem a maternidade no sangue, que vieram com essa missão pra o mundo!!! Mas se acham no direito de te criticar porque vc faz algo de diferente do que ela faz... Ou, então, tem uma auto-estima tão desregulada, que precisa ficar te comparando com ela e exacerbando as maravilhosas qualidades do filho dela em relação ao seu, para se sentir melhor que vc... Eu chamo de invejosa mesmo!!! Com esse tipo, a política do sarcasmo!!! Tipo: "Nossa! Ele fez isso tudo mesmo??? Desse jeito vai ganhar o Nobel de Física Quântica!!!"

Teoria da Tragédia: Essa é ótima!!! Tenho várias histórias hilárias dessa categoria!!! Mas vamos a definição primeiro: Seria quando a pessoa vem falar com vc e só te conta coisa ruim que aconteceu com a Prima da Mulher do Cunhado da sua Tia por parte de Pai. As vezes, vc ta grávida ou ta só brincando, no parque, com seu filho, e aparece o ser das trevas (porque, pra mim, esse tipo de pessoa que só fala tragédia, não pode ser de Deus...) te contando um "causo" de alguém que perdeu um braço por causa disso ou daquilo que ele estava achando que vc estava fazendo com seu filho... Meu marido lida melhor com essa intromissão: ele vai pros sarcasmos também, mas é um sarcasmo dramático para deixar a pessoa bem impressionada, quiçá chocada mesmo! Mas funciona!

Fechando a listinha de definições, temos o Fala mas não pega: Esse ai é uma questão de saúde publica, nos dias de hoje. Afinal, um ser humano que vc nunca viu na vida, se achar no direito de vir pegando seu filho, segurando as mãozinhas ou, então, enfiando a cara no carrinho de bebe, só camisa de força mesmo!!! Ainda mais em tempos de H1N1 e afins, não dá pra a tiazinha carente achar que pode vir tratar o seu filho como se ela fosse da familia né?! E vamos combinar, que dependendo da pessoa, mesmo sendo alguém da família!!! 

Essas são as primeiras definições. Nos demais posts vou elaborar uma por uma, ilustrando com as historias engraçadas que passei e que algumas pessoas também passaram. Espero que vcs se divirtam!!! Pois eu fiquei muito "possuída" em algumas delas, mas hoje em dia acho graça, pois tenho historia para contar!!! 

Então, se alguém quiser contar pra gente mais historias das intromissões, pode mandar que eu posto!!!

Beijos e até o proximo post!!!
Renata

2 comentários:

  1. estou passando por um amiga e acho que vc não relatou, é assim: olha, "criei 3 filhos e sei como" é ou "tenho 60 anos e não preciso que me ensinem como cuidar de um bebê", por isso vc não precisa chamar minha atenção. Só que "esqueceram" que a medicina avançou e não se pode colocar a mão do bebê na boca e nem pegar, não pode dar chá de camomila, nem de erva cidreira e nem da água para criança com amamentação exclusiva e nem deixar a criança cansar de chorar para aprender a dormir sozinha, se deixar faço um relatório aqui, dos absurdos que já tive q ouvir e ainda ficaram chateados comigo quando falei que não se fazia mais isso, que eram métodos ultrapassados e radicais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses comportamentos são o Receitas da vovó e o mamãe maravilha. E tem um último ainda, da mãozinha que é o Fala mas não pega. Vamos mais na frente entrar nessa questão das pessoas... Por enquanto só falei dos tipos de comportamento mesmo... Tem muito pano pra manga ainda...

      Excluir