terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Um sol para cada um - Parte III - Por Dra. Fernanda Catharino

PROTEÇÃO SOLAR EM CRIANÇAS

Olha eu aqui de novo..... adoro! 
Hoje, vou falar um pouco sobre proteção solar nas crianças. Nesse calor que estamos enfrentando nada melhor que um dia na praia ou na piscina pra refrescar.... concordo!Mas CUIDADO! Os raios de ultravioleta do sol podem ser nocivos a saúde da nossa pele. Eu disse nossa! Simmmmm crianças também tem que ser protegidas e devem ser! Os raios ultravioleta são divididos em dois tipos: UVA (Age durante todo o dia. Traz manchas e envelhecimento pra pele e pode desenvolver câncer de pele) e UVB (tem pico de ação entre 10 e 15 horas. É responsável pelas queimaduras solares e é a principal causa de câncer de pele). Hoje em dia, como temos muito acesso a informações as pessoas felizmente se protegem muito mais. Hoje, estar na moda é ter uma pele saudável, não bronzeada e abusar dos acessórios disponíveis para todas as idades no mercado!

Só de curiosidade, vocês sabiam que uma ou mais bolhas por queimadura solar na infância ou adolescência DOBRA a chance de uma pessoa desenvolver MELANOMA (câncer agressivo de pele) em algum momento da vida? Tem que se proteger né?

Focando na “minha praia” vou falar um pouco sobre proteção solar para os pequenos. Eles merecem uma atenção toda especial! Além da hidratação com água, água de coco, suco, frutas e uma alimentação balanceada, a proteção para a pele tem papel fundamental.

A pele do bebê é bastante sensível. O ideal até 6 meses de idade é fazer passeios rápidos sempre atentando pra hora ideal do sol e com proteção de chapéu com abas e roupas leves. Após essa idade, a pele continua sensível e a exposição torna-se maior naturalmente. Brincadeiras ao ar livre são muito atraentes!

O uso de protetor solar requer atenção. Até os 6 meses de idade, a Sociedade Brasileira de Pediatria não recomenda o uso, devido a maior absorção e dificuldade de excreção do produto pela pele do bebê. Entre 6 meses e 2 anos, o ideal é o filtro físico, por ser mais seguro. Eles são aqueles que deixam a pele branca ou até colorida... os pequenos adoram! Acima de 2 anos, existem vários filtros do tipo “kids” a serem escolhidos. O FPS deve ser no mínimo 30, mas se a pele for muito for muito clara sempre devemos optar por filtro com FPS acima de 50. Sua aplicação deve ser de forma abundante e cobrir toda a extensão da pele. Não esquecendo das  áreas de dobra e orelhas. Por isso, a orientação é aplicá-lo em casa. Com certeza é a garantia de melhor aplicação. O tempo adequado para ação é 15 a 20 minutos antes da exposição ao sol e 30 minutos para molhar a pele. A reaplicação deve ser feita a cada 2 horas de exposição ou sempre após a saída da água. Existem vários no mercado. Seu pediatra deve te orientar em relação a melhor marca a usar.

Para todas as idades na atualidade os acessórios de proteção ao sol estão sendo muito utilizados. Chapéus, viseiras e roupas com proteção solar, além de proteger bem a pele tornam a praia ou piscina mais colorida e divertida. O chapéu deve ser sempre utilizado, principalmente nas crianças menores. Protegem a pele do couro cabeludo, as orelhas, e o rosto. As camisas são ótimas também! Existem as lisas e estampadas das lindas princesas e dos fantásticos super-heróis. O custo disso tudo não é barato. Mas para a saúde e prevenção vale muito o investimento.

Outros acessórios são os óculos e os protetores labiais. Os óculos são de grande valia sobretudo para os privilegiados dos olhos claros! Oferece proteção e conforto!


Uma vez protegidos vamos curtir o verão! Vou ficando por aqui... se quiserem tirar dúvidas ou mais alguma dica, só chamar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário